Biotina: O Que É e Para Que Serve?

Biotina: O Que É e Para Que Serve?

Também conhecida como vitamina B8, vitamina B7, ou vitamina H, a biotina é uma das vitaminas que fazem parte do Complexo B. Ela é essencial ao ser humano, e por se tratar de um composto hidrossolúvel (absorvido pelo intestino e levado aos tecidos através da circulação), precisa de reposição diária, já que o corpo não pode armazená-la, por isso faz com que o excesso seja expelido na urina.

Função da Biotina
A biotina trabalha no organismo como uma enzima, processando as gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que mantém a pele, as unhas e os cabelos em bom estado. Ela também atua no sistema nervoso como calmante.

Onde encontramos a Biotina

Existem muitos alimentos onde podemos encontrar essa vitamina, entre eles estão: leite e derivados (como queijo, manteiga e iogurte), carne de boi, aves e peixes, gema de ovo, nozes, soja, aveia, gérmen de trigo, espinafre, couve-flor, arroz integral e frutas (principalmente laranja, melão, abacaxi, banana, morango, melancia e abacate).

Os que possuem grandes quantidades de biotina são: gema de ovo, soja, leite e peixe. Mesmo após o cozimento, a vitamina permanece sem alterações.

Leia também: o que é Biotina

É importante saber que a clara do ovo crua inibe a absorção da biotina no corpo. Mas isso só acontece se o ovo estiver cru. A clara cozida ou frita não representa nenhum problema para a biotina. A ingestão frequente de bebidas alcoólicas também reduz significativamente a absorção dessa vitamina.

Também é possível encontrar a biotina em cápsulas vendidas em farmácias. Algumas possuem uma fórmula pronta e outras são encomendadas em farmácias de manipulação. Mas para tomar esses complementos é necessário o acompanhamento de um médico, geralmente dermatologista, pois além de ser mais seguro, para comprar esses produtos é preciso ter em mãos uma receita médica.

Leia Também:
Sucos Emagrecedores
Conheça a Dieta da USP

Nem mais, nem menos, apenas o necessário!
Benefícios da biotina: Os principais benefícios da biotina são: fortalecimento das unhas, combate à queda de cabelo, renovação da pele e redução do colesterol. Apesar de não ser esse o principal foco da biotina, ela também pode auxiliar nos tratamentos de emagrecimento, já que atua no processamento das proteínas, carboidratos e gorduras.

Efeitos da falta de biotina no corpo: Apesar de não ocorrer com muita frequência, a deficiência de biotina pode acontecer em pessoas que passaram por uma desnutrição grave de proteínas, em pessoas alcoólatras ou pelo consumo excessivo de clara de ovo crua ou de medicamentos para epilepsia.

Essa deficiência pode causar dores musculares, problemas dermatológicos, seborréia, queda de cabelo, furúnculos, flacidez, perda de apetite, colesterol alto, anemia e até depressão.

Reações ao excesso de biotina: Não há casos conhecidos de efeitos causados pelo excesso dessa vitamina, pois, como falamos anteriormente, o corpo absorve apenas a quantidade necessária para a sua função diária e depois elimina o excesso pela urina. Portanto, não adianta tomar doses altas de biotina. O ideal é que ela seja consumida diariamente em quantidade suficiente. São recomendadas doses de 100 a 200 microgramas por dia (facilmente absorvidas numa alimentação diária equilibrada).

Biotina engorda?
Não. A biotina não causa aumento de peso. Como vimos, ela é essencial para o bem estar do nosso corpo e está relacionada a alimentos saudáveis e à redução do colesterol.

Também não podemos afirmar que ela por si só emagrece, mas a verdade é que se aliada a um tratamento de emagrecimento e a uma dieta balanceada, pode gerar bons resultados para quem quer perder peso. Por isso é comum encontrar biotina na fórmula de inibidores de apetite, onde somam o seu papel de transformar as proteínas e carboidratos em energia à outras vitaminas e componentes.

Adquira hábitos alimentares saudáveis, inclua não apenas a biotina na sua dieta, mas também alimentos de todas as classes: carboidratos, fibras, proteínas, aminoácidos, lipídeos, outras vitaminas e minerais. Não faça dietas por conta própria. Procure um médico e siga suas orientações.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *