6 mitos sobre levantar pesos

6 mitos sobre levantar pesos

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Legenda da imagem O treinamento com pesos oferece muitos benefícios para o corpo.

A imagem que costuma ter das pessoas que levantam pesos é a de um corpo volumoso, de braços largos, costas pronunciadas.

Homem, geralmente e musculoso.

Exatamente o estereótipo de que os apresentadores do programa da BBC estavam, “Em forma e sem medo”, quando decidiram investigar a verdade por trás dos mitos que se repetem nas chamadas áreas de “testosterona” das academias.

Por que levantar pesos pode ser mais benéfico do que você pensa

Qual é o peso ideal que você deve levantar no ginásio para manter a forma?

Um espaço de clara predominância masculina como verificado pelos três preparadores físicos e apresentadores, Tally, Zanna e Vic.

Estas foram as conclusões a que chegaram.

MITO 1 – É para homens

“O treinamento com pesos permite que você desenvolva uma base muito boa para o corpo”, disse Tally, “e isso se aplica tanto aos homens quanto às mulheres”.

“Ele permite que você alcance a força que precisa para evitar lesões, melhore o esporte que mais gosta e aproveite ao máximo o restante de seu treinamento.”
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Legenda da imagem Embora os homens sejam os que mais monopolizam as áreas de musculação nos ginásios, não é um treinamento exclusivo para eles.

Zanna acrescentou que “levantar pesos também ajuda – especialmente em mulheres – a melhorar a densidade de seus ossos”.

“Quando a menopausa chega, temos um risco maior de sofrer de osteoporose do que os homens, por isso é importante que as mulheres fortaleçam seus ossos”.
MITO 2 – É melhor fazer aeróbica

“Quando você sai da esteira em seu corpo, absolutamente nada acontece”, explica Vic.

“Mas quando você faz um treinamento completo, mesmo que seja por apenas 30 minutos, você estimula significativamente o seu metabolismo.”
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Legenda da imagem É melhor combinar os dois tipos de treinamento, pesos e cardiovascular.

“Você desenvolve massa muscular e quanto mais massa muscular você tem, mais calorias queima quando está em repouso”, acrescentou o personal trainer.

“Então, quando você terminar o treinamento e sair da academia, seu corpo ainda estará funcionando, queimando calorias durante o resto do dia.”
MITO 3 – Você pode “tonificar” um músculo

Uma das primeiras coisas que as pessoas geralmente pedem quando se matriculam em uma academia é “tonificar” um pouco seus músculos, uma palavra que Tally diz que deve ser “proibida no vocabulário”.
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Legenda da imagem O que é um músculo “tonificado”?

“Ele realmente não diz nada”, acrescenta.

“O que fazemos é desenvolver os músculos e, ao mesmo tempo, perder gordura, o que permite que o músculo seja mais visível, é o que acontece”, explicou.
MITO 4 – Levantar pesos torna você mais corpulento

“Isso requer muito treinamento e um certo tipo de dieta para que você possa alcançar um corpo volumoso”, disse Tally, acrescentando que “geralmente é algo que não acontece”.
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Legenda da imagem Não por causa do levantamento de pesos, você terá um corpo volumoso.

Para Zanna isso só é alcançado se ele for “sete dias por semana ao ginásio por anos”.

Os três enfatizam que, se isso é algo que preocupa, o que você tem que fazer é não colocar tanta ênfase na dieta, “comer como uma pessoa normal e complementá-la com um treinamento com pesos”.
Mito 5 – As mulheres devem treinar como homens

Segundo Tally, as pessoas podem aumentar seu peso corporal se não fizerem o treinamento corretamente, mas isso não significa que homens e mulheres devam realizar o mesmo tipo de exercício.
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Legenda da imagem Não se trata apenas da diferença de gênero, uma vez que cada pessoa deve trabalhar de acordo com suas características.

“Os homens gostam de trabalhar o trapézio, não as mulheres”, Zanna riu.

“Para nós, é melhor treinar os deltóides, mas o mais importante é prestar atenção à forma”, acrescentou.

O que eles recomendam é “invista seu tempo e dinheiro de forma inteligente” em um preparador físico que possa explicar como trabalhar corretamente certos músculos e evitar desenvolvê-los além do que você deseja.
Mito 6 – Você terá resultados imediatamente

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Como Zanna disse em um dos pontos acima, os músculos precisam de tempo, então você não pode esperar para fazer um treino e esperar resultados imediatamente.
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Legenda da imagem A recomendação é buscar o aconselhamento dos profissionais para conhecer o tipo de treinamento que deve ser realizado.

O importante é se manter motivado e ter paciência.

“Manter o controle de seu treinamento e ver como os números estão aumentando é muito mais incentivo do que a estética”, disse Tally.

“A aparência é simplesmente uma consequência do trabalho e será esse monitoramento semana após semana que permitirá que você fique motivado quando não houver muito progresso na frente do espelho.”

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